Os serviços de distribuição tem se tornado cada vez mais importantes para o mercado. A logística de distribuição é aquela que fica mais perto do cliente, tendo contato final com o cliente na entrega do produto. É esse serviço que tira os produtos que estão em estoque e organiza para que os produtos cheguem até o cliente final, da forma mais inteligente e econômica possível. Para que seja possível oferecer a quantidade certa de produtos, no momento e lugar adequados, é preciso que a empresa de distribuição otimize processos. Somente dessa forma, a operação será rentável e lucrativa. Dessa forma, caso você como empresa venha a contratar os serviços de uma distribuidora, é importante permitir que ela conheça suas estratégias de marketing e vendas, para que a operação de logística do distribuidor execute. Vale lembrar que ter uma estratégia de distribuição consolidada, faz toda a diferença na fidelização do cliente. Inclusive, não ter um eficiente sistema logístico de distribuição acarretar em queda de produtividade na organização. É impossível pensar em produção sem ter um planejamento logístico eficiente que conseguirá atender as necessidades da empresa para o que tem intenção de produzir. Conheça as etapas da distribuição: 1- Gestão de transportes: é o que viabiliza o processo de entrega. Uma decisão importante a ser tomada é sobre manter uma frota própria ou terceirizar o serviço. Também sobre qual é o modelo de transporte mais ágil. 2- Conferência das cargas: é preciso ter extremo cuidado ao manusear as embalagens durante todas as etapas. Diversos acidentes que causam danos aos produtos podem e devem ser prevenidos para evitar prejuízos e claro, proteger o time. Justamente por isso, várias empresas de distribuição utilizam a rastreabilidade dos materiais. 4- Controle de fretes: trata das atividades relacionadas para garantir que o produto seja entregue no destino em perfeitas condições. 5- Roteirização de remessas: trata-se do planejamento para planejar a rota das entregas. Incluindo a criação de um trajeto que seja capaz de reduzir o tempo gasto com as entregas. Isso além de garantir redução de custos, também aumenta o nível de satisfação dos contratantes. 5- Análise de indicadores de desempenho: para qualquer negócio e projeto, avaliar os resultados é crucial para entender falhas e corrigi-las, além de identificar oportunidades de melhorar também os processos que já estão rodando bem. Com isso, é muito importante que o gestor tenha acesso aos resultados para implementar soluções.